PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE QUALIDADE DE ENSINO: ESCOLA, FAMÍLIA E CULTURA

        Esta pesquisa institucional1, coordenada pela prof. Zaia Brandão, focaliza especificamente as características institucionais e familiares que interagem na produção da imagem de qualidade de ensino de 9 escolas, que há vários anos são citadas pela imprensa como as melhores do município do Rio de Janeiro.

        Na seleção das escolas procurou-se incluir uma diversidade de tipos - bilíngües, confessionais, colégios de aplicação etc.2 para além da clássica divisão pública/privadas. Isto porque o “mercado escolar" oferece uma variedade de imagens institucionais e projetos pedagógicos que tendem a atrair públicos diversificados. O objetivo foi obter perfis diferenciados tanto do ponto de vista dos projetos pedagógicos, como da caracterização sócio-demográfica da clientela (pais e alunos) e do corpo docente.

        Fundamentados no escopo teórico da obra de Bourdieu e com a perspectiva de articular abordagens quantitativas e qualitativas, trabalhou-se com um survey composto por 3 questionários (alunos de 8as séries, seus pais e professores). Ao início da investigação desenvolvemos uma pesquisa exploratória com observações no espaço escolar e nas aulas e com entrevistas (com duas mães e uma professora).

        Os resultados parciais desta pesquisa têm sido debatidos em vários congressos e seminários ANPED (2004), ISA (2004), ANPOCS (2003), FLACSO (2003), e estes trabalhos encontram-se no Relatório Técnico (2003) do SOCED3 na Biblioteca da PUC-Rio e na Biblioteca online: (http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/)

        Articuladas à pesquisa institucional estão sendo desenvolvidas atualmente:

  • A dissertação de mestrado de Diana Mandelert que aprofunda a investigação em uma das escolas investigadas com um recorte mais específico sobre o capital social.
  • As teses de Cristina de Carvalho e Sibele Cazelli, esta última orientada pelo prof. Creso Franco, analisam as relações entre as escolas (os jovens) e os museus.
  • A tese de Adriana Gomes (que participou da fase de pesquisa exploratória) focaliza as trajetórias escolares de estudantes de pedagogia em uma das maiores universidades privadas do Brasil.



1 É a denominação genérica dada às pesquisas coordenadas pelos professores do Programa de Pós Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio.

2 A construção de uma tipologia a partir das escolas investigadas tem sido objeto de debate da equipe de pesquisa. Ver a respeito: Cynthia Paes de Carvalho, Entre as promessas da escola e os desafios da reprodução social: famílias de camadas médias do ensino fundamental à universidade. Tese de doutorado. Departamento de Educação, PUC-Rio, 2004.

3 A escolarização das elites: rendimento escolar do mundo natal. SOCED: Relatório Técnico, Departamento de Educação, PUC-Rio: 2003.